Embalagem para transporte de produtos

Ao desenvolver o projeto de uma embalagem para transporte, temos que lembrar que a embalagem será carregada, armazenada em prateleiras, acomodada em pallets, acomodada nos diversos meios de transporte previstos no projeto da distribuição do produto, e, muitas vezes, exposta nas lojas. Será, ainda, aberta por pessoal não especializado, pode sofrer avarias devido ao manuseio incorreto e o produto pode ser objeto de roubo.

Em outras palavras: o desenvolvimento do projeto requer conhecimento de toda a cadeia de distribuição e não basta saber acomodar os produtos dentro de uma embalagem, caixa, tambor ou saco.

O projeto de uma embalagem para transporte aplica-se quando queremos:

• proteger o produto;
• proteger a embalagem unitária ou coletiva contra os agentes externos indesejáveis – choques mecânicos, poeira, outros agentes contaminantes, água, umidade, etc.;
• agregar várias unidades para facilitar o transporte, manuseio e armazenagem;
• ter uma superfície adequada para marcações destinadas à identificação do produto para transporte e armazenagem – marcações estas que não interessam ao consumidor final, que só vai ver mesmo a embalagem projetada para ser exposta no ponto de venda.

Proteção do produto

Não economize tempo ou dinheiro agora. Não é qualquer caixa ou outro tipo de embalagem que serve. O produto tem mesmo que chegar intacto ao destino. O custo destas embalagens tem que ser considerado no projeto do produto. O seu cliente, loja ou distribuidor, não vai aceitar embalagens amassadas e o produto danificado.

Agentes externos

Pode ser que o ambiente em que a sua embalagem vai estar seja agressivo. Daí sempre insistirmos que você tem que conhecer toda a cadeia de distribuição, os veículos, os transbordos de carga e os espaços usados para estocagem.

Alguns cuidados devem ser tomados para a especificação da embalagem para transporte:

• não pode ser pesada demais – o peso total deve ser adequado para ser carregada por uma pessoa;
• quando o produto é objeto de roubo sistêmico, pode-se codificar a identificação dos produtos, sempre com o conhecimento do cliente;
• podem ser usados fechamentos que inibam a abertura e o roubo do conteúdo;
• podem ser dotadas de detalhes para facilitar a abertura no ponto de venda.

Peso

Mais de 10 ou 12 kg já é passível de considerações sobre se será fácil carregar a sua embalagem. Leve em consideração o formato. Faça testes. Já notaram como algumas embalagens leves são dificílimas de carregar?

Codificação do conteúdo

Seja criativo se precisar de mascarar o conteúdo para evitar roubos. Mas, de novo, lembre-se de por onde andará a sua embalagem. Algo nada valioso por aquí pode ser exatamente o que é procurado em outras regiões. Lembre-se também que embalagens brancas ou de cores claras (protegidas por filme transparente) chamam mais à atenção, por serem usadas para produtos nobres.

Para inibir o roubo

Adesivos (colas) usados no fechamento ou mesmo grampos de metal servem para inibir “pequenos” roubos no trajeto. O seu cliente rejeitará as embalagens violadas na hora da descarga do material. Mas saiba que isto não impedirá os malfeitores mais criativos.

Facilitando a abertura

Agora, já no ponto de venda, o ideal é que seu produto seja exposto rapidamente. Você pode facilitar a vida do repositor usando peças plásticas que se quebram para soltar a tampa de uma caixa, uma costura que se desfaz para abrir os sacos ou uma fita laminada junto com a capa do papelão para soltar a parte superior da caixa (tipo embalagem de biscoito). Todos estes recursos devem ser bem projetados, para que funcionem na hora da abertura da embalagem, mas não enfraqueçam a sua estrutura durante o transporte.

Estas considerações já são um bom princípio para ajudar no desenvolvimento do projeto. Mas isto não é tudo. Vamos continuar o assunto.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 300 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: