Engenharia de Embalagens: uma solução

Conhecida como especialização a não muito mais do que 35 anos, coincidentemente quase o mesmo tempo em que exerço esta atividade, a Engenharia de Embalagens vem se tornando a cada dia mais importante para a solução de antigos e novos problemas de acondicionamento e embalagem de produtos.

Além das habituais soluções, a Engenharia de Embalagens vem a cada dia encontrando novas soluções para fazer face às novas demandas:

  • as exigências dos consumidores;
  • a necessidade de distribuição rápida dos produtos;
  • os requerimentos dos novos equipamentos de movimentação;
  • as novas máquinas para produção de itens de embalagem;
  • a necessidade crescente de se reduzir a quantidade de lixo sólido e o uso de materiais que causam dano ao ambiente ou consomem muita energia para a sua produção.

O profissional de Engenharia de Embalagens começa o projeto analisando o produto e toda a cadeia de distribuição até o consumidor final. Tudo que pode afetar o produto e a sua distribuição é analisado e considerado.

Também é levado em consideração o processo de embalagem do produto e o seu impacto na produção, além dos requerimentos das diversas áreas que têm relação com o produto direta ou indiretamente. Por exemplo: não podem ser esquecidas as áreas de vendas, planejamento de materiais, exportação, importação, manutenção (dos equipamentos para embalagem), assistência técnica (do produto), transporte, logística e compras, dentre outras. Isto tudo além de considerar os requerimentos de marketing e as especificidades dos diversos clientes: os localizados muito longe, perto, grandes distribuidores, lojas pequenas, etc.

Por este motivo, os Engenheiros de Embalagens têm que interagir com quase todos, senão todos os setores da empresa. Além dos aspectos construtivos e de impacto físico e organizacional do projeto da embalagem, também têm que ser levados em consideração os aspectos de custo, jurídicos e legais normativos não só do pais produtor como também do país de destino, no caso das exportações. Não menos importantes são também os requerimentos de Marketing. Nossa embalagem tem que ser compatível com o planejamento do produto.

Por ser tão especializada, a Engenharia de Embalagens cada vez mais vem se destacando das empresas, passando a ser uma atividade mais de consultoria externa.

Dentre as razões para esta alternativa de consultoria encontra-se a necessidade das empresas de aliviarem o seu custo fixo. A despesa com os projetos passa a ser sazonal, dependendo da demanda somente. Neste caso, o custo do consultor e das despesas associadas ao desenvolvimento do projeto serão bem menores em relação à vida do produto (tempo de produção: meses, anos).

Outra razão para a adoção de consultoria de projetos de embalagens, ao invés de ter uma equipe fixa interna são as novas idéias que o consultor sempre traz como solução de embalagem. Por desenvolver projetos de embalagem de vários produtos diferentes e sempre em empresas também diferentes, o consultor está sempre pesquisando novas soluções, matérias-primas e equipamentos para embalagem.

Além disto, o consultor obrigatoriamente está sempre atualizado com as novidades. Êle está sempre visitando feiras especializadas, fabricantes de embalagens e de equipamentos para embalagens, empresas transportadoras, portos e aeroportos. Legislação e normas nacionais e internacionais também são constantemente pesquisadas pelo profissional.

Por ter uma consultoria um custo tão competitivo em relação à manutenção de uma equipe interna especializada, mesmo as empresas com recursos modestos tem tido a oportunidade de apresentar produtos com excelente qualidade nas suas embalagens. Isto é bom para as empresas e é melhor ainda para o país. Ganhamos todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: