Procurando fornecedores

Temos recebido cada vez mais consultas de clientes procurando fornecedores de matérias-primas, equipamentos e ferramentas para fabricação e montagem de linhas de embalagem.

Realmente é complicado procurar estes itens. Se, por um lado, temos inúmeras fontes de informações, o que inclui a providencial Internet, por outro lado, temos que saber exatamente o que estamos procurando, para não nos perdermos dentre as inúmeras ofertas. A tarefa não é diferente de comprar um item pessoal. No início da busca até sabemos o que queremos, entretanto, ao nos depararmos com as vitrines cheias de produtos, lá se foi a nossa competência inicial. Ficamos perdidos.

Facilita muito termos um departamento especializado nesta busca. A maioria das empresas grandes conseguem manter um corpo de funcionários altamente especializado e dedicado a procurar estes itens e suprir a empresa com maestria.

Mas, se a sua empresa não tem este corpo de funcionários especializados e dedicados somente a esta atividade, você pode ter dificuldades para suprir a linha de produção, encontrar uma nova matéria-prima para se adequar aos requerimentos do cliente e mesmo para atualizar os seus processos com novos equipamentos e tecnologia.

Foi pensando nesta dificuldade que iniciamos há anos o nosso trabalho de procurement junto com o de desenvolvimento dos projetos. Ficou fácil para quem era cliente. Ao final do trabalho, já deixávamos tudo funcionando: planilhas de custo, alternativas de fonteamento das matérias-primas e material de consumo identificadas, linha de produção montada, funcionários treinados na operação, lista mínima de peças de reposição para as máquinas, fornecedores identificados, custo operacional determinado e tudo mais que fôsse necessário para a operação como, por exemplo, os futuros up-grades de acordo com os volumes de produção.

Mas e as empresas que não nos encomendavam um projeto e nem tinham uma disponibilidade de funcionários para fazer esta busca de uma ou outra matéria-prima ou equipamento ? Ou continuavam tentando espremer esta atividade no meio do dia, junto com todas as atividades normais e por fim decidiriam a compra sem ter esgotado todas as possibilidades ou nós assumiríamos esta tarefa para elas.

Foi quando nos decidimos a fazer também este trabalho, disponibilizando toda a nossa cadeia de informações para quem não tem tempo ou não tem especialização para fazer a busca dos fabricantes e fornecedores.

Mesmo sem buscar um serviço especializado de procurement, algumas pequenas e valiosas informações que você já pode começar a usar:

Equipamentos, máquinas, acessórios para máquinas

– considere comprar usados. Várias empresas compram o equipamento e nem chegam a usá-lo ou usaram por pouco tempo. A maioria dos equipamentos dura anos sem apresentar qualquer defeito. Pode ser uma excelente aquisição. São encontrados no mercado em empresas especializadas em reforma e venda de usados e também podem ser comprados diretamente do usuário.

– novo ou usado, teste no local da compra sempre que possível ou, pelo menos, veja um igual funcionando. É melhor do que gastar com transporte, instalação e depois ter que devolver tudo porque não serve para a sua aplicação.

Matérias-primas para transformação

– melhor comprar as nacionais. Qualquer mudança em alíquotas de importação ou algum embaraço no despacho pode deixar a sua fábrica parada. Hoje, existem excelentes fabricantes, com qualidade assegurada e preços compatíveis. Já passamos da fase de ter que importar tudo. Vá visitar alguns. Você ficará surpreso com o que vai encontrar de tecnologia. Não se impressione com grandes marcas. Claro que são excelentes também, mas não são as únicas.

– tenha certeza de que servem para a sua máquina. Peça amostras em quantidade suficiente para testar em regime normal de produção. Um pequeno teste pode não ser suficiente. Se necessário, pague pelo pequeno lote inicial. No final você estará economizando.

Matérias-primas para montagem

– além do protótipo da peça, faça um teste com amostras, que são já fabricadas com o ferramental e maquinário que será usado nos lotes futuros. Amostra e protótipo não são a mesma coisa.

– verifique se o estoque de matéria-prima que o fabricante mantém poderá atendê-lo numa demanda maior.

Programação de entrega

– verifique com que antecedência você deve informar a alteração na programação de entrega, tanto para mais como para menos, inclusive se você precisar cortar o fornecimento por um período. Você não vai querer pagar e manter em estoque uma matéria-prima por semanas ou meses, sem uso.

Todas estas recomendações parecem simples demais, mas na pressão por ver a produção funcionando, sempre nos esquecemos delas.

Um abraço.

6 respostas para Procurando fornecedores

  1. aleksandro boso disse:

    estou com um projeto para uma industria de esmalte e gostaria de fornecedores para industria .
    embalagens
    esmalte branco base
    ultra brilho
    ou materias prima para fabricaçao destes produtos ou ate mesmo terceirizaçao .
    maringa parana

  2. Monique de Almeida disse:

    Boa Noite
    Gostaria de informações sobre as embalagens de esmaltes, os fornecedores. Vou fazer um trabalho a cadêmico sobre embalagens de esmaltes e precisava de mais informações. Como é feito? Se tem telefone para entrar em contato para tirarmos mais informações ou até mesmo sites para pesquisas.
    Obrigado! Se puder mande o mais rápido possível pois é muito urgente.
    Grata;
    Monique de Almeida

  3. moises sodre disse:

    Tenho projeto para producao ainda em inicio de um produto nao esmalte) a ser apresentado em embalagens como as de uso p esmalte. Gostaria de ter ideia de custo de 2000un(iniciais)com tampa.
    Favor informar se ja acompanha a tampa com pincel, ou nao.
    agradecido
    Moises Sodre
    email: artesodre@ig.com.br e moisessodre@hotmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: