Time to Market II

As decisões sobre a configuração do produto só são feitas após inúmeros testes. Para tanto, são necessários protótipos. Tanto a fabricação dos protótipos como cada rodada de testes e respectivas avaliações consomem tempo. Disto depreende-se que o nosso grande problema é a gerencia do tempo durante o desenvolvimento do projeto.

Uma boa comunicação entre os envolvidos no projeto é essencial para gerencia do tempo de desenvolvimento.

Uma das formas mais simples de comunicação, que produz um efeito imediato na coordenação das ações das diversas equipes de desenvolvimento do projeto é a configuração do produto.

Independentemente do tipo de comunicação que você possa estabelecer, seja ela usando um programa sofisticado de computador, seja, no outro extremo, usando um enorme quadro de avisos na parede da sala de reuniões do projeto, ou ainda, uma singela planilha eletrônica, a publicação periódica da configuração do produto é essencial para o desenvolvimento do projeto.

O quê representa esta publicação ?

Exatamente o andamento do desenvolvimento de cada parte do projeto, seja êle um módulo, conjunto ou item. Claro que estamos nos referindo a uma configuração com a correspondente informação técnica: desenhos, normas e demais especificações necessárias para o pleno entendimento da configuração atual naquele momento.

Veja no esquema a representação genérica dos módulos componentes de um produto:

Cada equipe de desenvolvimento terá que eleger um responsável para atualizar a configuração do módulo correspondente, ficando a gerência da configuração do produto responsável por validar e publicar as atualizações.

O significado prático da atualização constante da configuração do produto é possibilitar que os projetistas acompanhem o desenvolvimento de cada módulo e possam fazer as correções necessárias para que o produto final saia como planejado.

No exemplo do produto acima, se a especificação do material das portas e laterais forem alterados, o grupo de desenvolvimento dos acabamentos deverá verificar se os produtos e processos escolhidos precisam ser alterados.

Dito assim, parece até óbvio. Mas, no mundo real, temos encontrado produtos sendo desenvolvidos com as equipes trabalhando totalmente isoladas. A consequência desta falta de comunicação constante é uma enorme perda de tempo para fazer correções quando o projeto do produto já deveria estar concluído. Muitas vezes estas correções precisam ser feitas até depois do lançamento do produto. Quantas vezes já vimos isto neste nosso mundo real !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: