Quem somos ?

Maria Aparecida Carvalho

Engenheira Mecânica formada pela Universidade Católica de Petrópolis com diversos cursos nas áreas industrial e de design de produtos e embalagens. É especialista em pesquisa e desenvolvimento de novos mercados e logística.

Trabalha para várias empresas nacionais e multinacionais das áreas de eletrônica, laboratórios, alimentos, produtos químicos e indústria mecânica, tendo exercido suas atividades no Brasil, México, Estados Unidos, Europa Ocidental e na China, tanto no desenvolvimento de produtos e embalagens como em treinamento de Engenheiros de Produto. É Diretora Técnica da JIT Assessoria e Consultoria em Negócios, Árbitro formado pelo INAMA, articulista de revistas especializadas e faz parte de comissões julgadoras de vários prêmios de embalagem.

Autora do livro ENGENHARIA DE EMBALAGENS, editado pela Novatec.

cAPA DO LIVRO

contato: atendimentojit@telnet.com.br           (11) 5686-4904

Envie sua pergunta ou sugestão.

Paulo Sérgio Xavier Dias da Silva

Economista, graduado pela USP, com créditos de mestrado em administração. Assessor e consultor empresarial nas áreas estratégica, financeira e comercial, sendo especialista em recuperação de empresas em dificuldades financeiras. Atuou como diretor financeiro, executivo e assessor de várias instituições públicas e privadas, de entidades de classes empresariais e professor universitário.

http://www.paulosergioxavier.zip.net

contato: psxds@hotmail.com            (11) 9617-0411

21 respostas para Quem somos ?

  1. Lucas Sigismondi disse:

    Olá. Estava pesquisando sobre distribuidora de embalagens na internet e acabei encontrando seu site. Gostaria de saber se voce poderia me ajudar com informacoes basicas do mercado atual para novas pessoas interessadas em abrir uma loja de distribuicao de embalagens. O que devo fazer, o que devo estudar, a quem procurar. Espero resposta o quanto antes.

    • embalagem disse:

      Lucas,

      Nosso livro tem informações básicas sobre tipos de embalagens.
      Para distribuição dêsses produtos, você terá que fazer uma pesquisa do mercado consumidor existente na sua região, para poder definir os tipos de embalagem que você pretende distribuir. Não conheço nenhuma pesquisa já pronta com os dados que você precisa.

      Atenciosamente,

      Maria Aparecida

  2. maria conceiçao disse:

    estou pesquizado sobre montar um negocio de embalagens uma loja com varios tipos de embalagens pricipalmente alimentos ex. pizza doces e outros aguardo resposta com contatos de fornecedores desta area obrigado

    • embalagem disse:

      Maria da Conceição,

      O site Guia da Embalagem tem informações sobre fornecedores.
      Veja também a resposta para o Lucas.

      Um abraço,

      Maria Aparecida

  3. Luiz Alberto disse:

    Atualmente trabalho em uma empresa gráfica promocional na àrea comercial.
    Tenho um bom conhecimento (autodidata)sobre desenvolvimento de embalagens, chegando até meesmo nas horas vagas a desenvolver alguns projetos especiais para alguns clientes.
    Estou pensando seriamente em me dedicar exclusivamente a esta àrea de desenvolvimento.
    Qual faculdade ou curso técnico reconhecido você recomendaria?

    • embalagem disse:

      Luiz Alberto,
      Recomendo que você procure o Senai. Lá você encontra cursos de pequena a longa duração. Verifique o curriculum de cada curso e o que mais se adequa as suas necessidades. São cursos bem específicos e você conta com a vantagem de estarem bem aparelhados para as aulas. Em tempo: não tenho qualquer vínculo com essa instituição. É só uma recomendação baseada no que apresentam nos programas dos cursos. Acho que você fará uma excelente escolha.

  4. Larissa disse:

    olá,
    sou estudante de Engenharia de Produção.
    Comecei a desenvolver meu trabalho de graduação falando sobre o desenvolvimento de produtos alimentícios. Durante minhas leituras fui me encantando com o tema “embalagens” e a forma como esse item se relaciona com todas as etapas do projeto do produto.
    Gostaria de alguma sugestão de case para usar na próxima estapa, que é mais específica! Algum tema interessante relacionando embalagem e alimentos com alto valor agregado.
    Muito obrigada

    • embalagem disse:

      Oi, Larissa,
      Veja a lista dos premiados da 18a edição do Premio Brasileiro de Embalagens Embanews.
      Você vai encontrar embalagens muito interessantes.
      Um abraço.

  5. Gabriella disse:

    Oi,
    Sou estudante do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios.
    Em um trabalho estou tendo que desenvolver um projeto de um novo produto lácteo que não exista no mercado atual para a faixa etária de IDOSOS.
    Estou desenvolvendo Sorvete a base de leite de soja, e em uma das etapas do plano do projeto tenho que descrever sobre PRODUTO X EMBALAGEM gostaria de opniões sobre o que descrevo nesta etapa.
    Muito Obrigada!!!

    • embalagem disse:

      Olá Gabriella,

      Em nosso livro “Engenharia de Embalagens” você encontrará inúmeros argumentos para defender o seu projeto.
      As interações entre o produto e a embalagem são exploradas de forma criteriosa e em um formato fácil de ler e reescrever adaptando para o seu projeto. Estão em tópicos (bullets) bem organizados.
      Também tem um capítulo dedicado a produtos onde fazemos um resumo sobre os testes a que devem ser submetidos e em outro capítulo descrevemos cada teste e suas aplicações.
      O livro foi escrito para pessoas como você, que estão se iniciando na carreira de desenvolvimento de produtos e precisam de literatura específica sobre o assunto, sem ser absolutamente técnica e que requeira um conhecimento inicial profundo.

      Um abraço e sucesso aí com o seu produto. Tenho certeza que ficará excelente. Se puder, me mande depois o projeto para publicarmos neste blog. é uma boa vitrine para o seu futuro público.

  6. Boa tarde ! Sou diretor de uma empresa fabricante de embalagens, papelão e cartão duplex de um modo geral.

    Acabei me deparando com este site na busca de uma solução para um questionamento recorrente entre minha empresa e determinados clientes que desejam comprar embalagens mas ainda não às possui. Essa situação faz com que, baseado em nossa experiência e com as informações que o cliente nos passa, ofereçamos algumas sugestões de material, fechamento, formato etc., com o objetivo de atendê-lo.

    A questão é a seguinte: num trabalho como esse descrito acima, a responsabilidade do bom funcionamento desta embalagem e a total satisfação do cliente é responsabilidade do fornecedor ?

    Gostaria de sua opinião sobre isso, visto que não oferecemos um projeto de embalagens, inclusive não cobramos por isso, e somente produzimos as embalagens sugeridas após apresentação de amostras para aprovação do cliente.

    Antecipadamente agradeço.

    • embalagem disse:

      Ricardo,
      As responsabilidades são divididas. Cabe ao cliente a palavra final. Afinal, você está trabalhando para êle. A você cabe oferecer soluções dentro do seu conhecimento e das possibilidades de fabricação e o fornecimento com a especificação escolhida pelo cliente.
      O que acontece é que, geralmente, quem está comprando a embalagem não entende muito do assunto, a menos que seja um especialista no assunto e se cerque de todas as informações necessárias para o desenvolvimento da embalagem.
      Em nosso livro Engenharia de Embalagens desenvolvemos o assunto mais detalhadamente e mostramos quais as informações necessárias e onde obtê-las para um desenvolvimento. Em resumo, deve ser um trabalho de equipe e todos os aspectos da produção da embalagem e do produto, da distribuição e das formas de comercialização devem ser levados em consideração, além do cliente final.
      Também os fabricantes de embalagem perdem grandes oportunidades por não disporem de pessoal especializado em desenvolvimento do projeto de uma embalagem. Geralmente, até por pressão de custos e tempo, os fabricantes se limitam a formas e escolha de materiais baseados apenas no produto e não em todos os aspectos mencionados resumidamente acima. Aí passam a concorrer apenas em preço. Quem faz a proposta mais barata é que ganha o pedido, visto não haver um estudo mais profundo que leve em conta todos os fatores necessários ao desenvolvimento nem por parte do cliente nem por parte do fabricante.
      Um abraço.

  7. Cassiano disse:

    Boa Tarde!
    Sou aluno do curso de Design de Produto Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG) e estou realizando uma pesquisa sobre polpa moldada para um de nossos projetos. Nosso produto podera ter contado com ambientes ou objetos umidos. Gostaria de sugestões sobre qual tipo de acabamento e revestimento posso empregar e quais tipos de material podem ser combinado com a polpa para essa situação. Até o momento o bioplastico é uma opção. O material do copo de papel descartavel poderia ser outro?
    Agradeço a Atenção!!!

    • embalagem disse:

      Cassiano,
      A superfície da polpa pode receber aplicação de verniz grau alimentício. O qualidade do acabamento e a quantidade necessária para aplicação dependerá do tipod e acabamento da superfície a ser protegida (polpa). Existem pesquisas da UNICAMP sobre o assunto.
      Um abraço,
      Maria A.Carvalho

  8. Cassiano disse:

    Obrigado Maria!
    Vou procurar essas pesquisas. Valeu a força.
    Até!

  9. Maria Castro disse:

    GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM CONDIÇÕES DE FAZER EMBALAGENS PARA TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS (CAMUNDONGOS E RATOS) QUE POSSA ATENDER A NORMATIVA DA IATA.

    • embalagem disse:

      Maria,
      A IATA edita regularmente o manual LAR – Live Animals Regulations onde se encontra especificações dos containers apropriados para cada tipo de animal bem como os requerimentos internacionais e locais de cada país e das companias aéreas. É vendido pela própria IATA e custa cerca de $ 160.00.
      As companias aéreas mantém um serviço de orientação para o envio de animais vivos – embalagem e documentação.
      Nossa especialidade não inclui projetos de embalagem para explosivos, organismos vivos e materiais infectantes.
      Sugerimos que você consulte primeiro a Cia aérea que serve ao destino pretendido onde você receberá as orientações básicas para os embarques.

      Um abraço,
      Maria A.Carvalho

  10. Roberto Alcantara disse:

    Gostaria que me informassem quanto custa em média a hora de um engenheiro de embalagens com mais de 5 anos de experiência para trabalho de consultorias.
    Obrigado

  11. Roberto Alcântara disse:

    Caros,
    Não recebi a resposta quanto ao custo da hora do engenheiro de embalagem que segundo consta foi enviado pelo meu e-mail. Favor confirmar se o e-mail que passei corresponde ao e-mail acima.
    Obrigado
    Roberto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: